• Integração Humana

Como você lidera?

Querido leitor, como você lidera? Como você gerencia suas emoções, suas ideias, sua imagem, sua identidade? Você sabia que a maneira com que você gerencia tudo isso está diretamente ligada a como você gerencia as pessoas no seu meio profissional?

Um dos fatores psicológicos fundamentais na busca de equilíbrio emocional e consequentemente profissional está na nossa habilidade de autogerenciamento. Mas o que é isso?

Vou citar um dos grandes estudiosos da PNL no seu livro Treinando com a PNL, Joseph O’Connor, quando ele conceitua que o autogerenciamento é sobre aquilo que você faz para gerenciar a si mesmo antes de apresentar o seu melhor desempenho. Você sabe como ativar essas estratégias mentais para atingir o seu melhor nas mais diversas tarefas em sua vida? Fique tranquilo, são poucas as pessoas que sabem.




Um processo fundamental quando se fala em liderança é a habilidade do Gestor no seu próprio Autogerenciamento. Para que ele possa estar apto a gerenciar seus colaboradores, ele precisa saber se autogerenciar. Esse conceito se baseia em um dos pressupostos básicos da PNL:


"Para você ter uma excelente intercomunicação, você precisa desenvolver uma excelente intracomunicação".


Então, uma das formas de começar a ativar essa habilidade de autogerenciamento é trabalhar a sua intracomunicação. Uma boa dica para começar é a meditação, pois através dela você passa a ter consciência da sua respiração, do seu corpo, dos seus pensamentos e sensações e se torna mais presente. Estar presente é também essencial para um bom autogerenciamento, pois é nesse estado que dispomos de todos os nossos recursos e habilidades para um melhor desempenho.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo